segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Política by Adiberto de Souza


Haja gogó no governo

 

Sem recursos para reajustar salários e conceder outros benefícios pecuniários, o governo de Sergipe precisagastar muita lábia para convencer os servidores a seguiram o ritmo normal de trabalho. Não é fácil persuadir a se manter disposto, quem está trabalhando 40 dias para receber por 30, e assim mesmo em duas parcelas. Apesar do esforço do vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) e da forma transparente como tem negociado com os sindicatos do funcionalismo, ele não conseguiu remover dos policiais civis a idéia de seguirem com a greve decretada na semana passada. Por conta disso, poucas delegacias estão funcionando no Estado e prisões só têm sido feitas em flagrante delito. Sem as costumeiras investigações e campanas, a bandidagem faz a festa, inferniza a vida do cidadão comum, amedronta a sociedade como um todo. Pior é que a situação tende a se agravar, pois o governo deve continuar com a despesa maior do que a receita, e os demais servidores, cansados de muita conversa, também devem cruzar os braços em breve. Uma lástima!

 

Dia de posses

 

O petista Sílvio Santos assume hoje a Superintendência do Ibama em Sergipe. Também nesta segunda-feira, o ex-deputado estadual Ismael Silva (PRB) será empossado superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de TransportesA posse de Sílvio vai acontecer na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, enquanto Ismael assume o comando do Dnit na própria sede do órgão, ali na Avenida Maranhão, zona norte de Aracaju. Boa sorte aos dois!

 

Reparando erro

 

A Assembleia devolve simbolicamente hoje, o mandato do ex-deputado Rosendo Ribeiro Filho, o “Ribeirinho de Lagarto”. Ele foi cassado pelo golpe militar de 1964 e terminou ficando preso, alguns dias, no quartel do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju. A devolução do mandato foi sugerida pelo sobrinho dele, deputado Gustinho Ribeiro (PSD) e vai acontecer às 17h no plenário do Legislativo.

 

Missa de 7º Dia

 

A Missa de 7º Dia pela alma do empresário José Carlos Silva está marcada para as 17h da próxima quarta-feira, na Igreja São José, em Aracaju. Fundador da Construtora Cosil e proprietário da rádio 103/FM, Zé Carlos Silva morreu quinta-feira passada, após ter passado quase um mês internado no Hospital São Lucas.

 

Sem risco

 

Apesar da séria crise econômica, não há risco de Sergipe voltar a ficar sem as certidões negativas necessárias para fazer empréstimos em bancos oficiais e receber verbas federais. A garantia é do secretário da Fazenda, Jeferson Passos. Segundo ele, o esforço feito pelo Executivo tem permitido que as despesas com o custeio da máquina permaneçam abaixo do limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda bem, né?

 

Clima tenso

 

Não é boa a relação entre os policiais militares destacados no interior sergipano e os donos das motos cinquentinhas. Estes querem continuar sem emplacar os veículos, dirigir sem habilitação e ter que usar capacetes. Os PMs querem apenas cumprir a Lei e, para tanto, multam os infratores e apreendem as motocas irregulares. Por conta disso, o clima é de guerra em vários municípios.

 

Leão bonzinho


A consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 será liberada nesta segunda-feira. Também serão liberadas declarações que estavam na malha fina dos exercícios de 2008 a 2014. O crédito bancário estará disponível no dia 17 deste mês. 
O contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone (146), para verificar se foi incluído no lote. E você,  nessa? 

 

Mais influente 

 

pesquisa Medialogue Político 2.0 considera o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) um dos mais influentes nas redes sociais. A informação foi propagada pelo próprio parlamentar sergipano através, claro, do twitter. No começo do ano, a Revista Veja publicou pesquisa dando nota 10 ao senador Eduardo Amorim (PSC). Este, a exemplo do que faz agora Valadares, fez a maior badalação com a notícia positiva.

 

Tapa na macaca

 

O Supremo Tribunal Federal marcou para a próxima quinta-feira o julgamento sobre descriminalização do porte de drogas para uso próprio. A Defensoria Pública de São Paulo alega que o porte de drogas, tipificado no Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), não pode ser configurado crime, por não gerar conduta lesiva a terceiros. É relator da matéria o ministro Gilmar Mendes.

 

Tapa da Macaca

 

E o Urubu levou um tapa da Macaca. Embora tenha criado várias chances para abrir o placar, principalmente no 1º tempo, o Flamengo vacilou e tomou um gol no 2º tempo. Na 13ª posição, o Urubu volta a campo na quarta-feira, contra o Atlético-PR, no Maracanã.

 

Recorte de jornal

 

Publicado na Folha da Manhã, em 15 de outubro de 1938.


Nenhum comentário:

Postar um comentário